Ontem vi um episódio da série "24".
Não era bem um episódio, era um especial de 1 hora que fazia a ligação entre a última temporada da série, e a que está para vir, mas isso não interessa para nada.
Acho que o único que vê a série daqui é o Marco, por isso vou estragar-lhe um bocadinho a festa: o episódio passou-se algures em África, e realçava muito o clima de miséria e pobreza que se vive lá.
É certo que já vimos mil campanhas de ajuda humanitária, tipo o Banco Alimentar e etc. Olhando para todos esses processos, regra geral (pelo menos a mim) o que me desencoraja mais é o facto de que nunca sei se a minha contribuição vai mesmo para onde deve. Até já ouvi histórias de pacotes de arroz a apodrecerem em armazéns porque não foram entregues, entre outras. Não sei se estou a ser injusto e não passam de boatos, mas deixa sempre as pessoas um pouco incrédulas.
Um tipo de ajuda referida no episódio que eu vi, consiste na hipótese de patrocinarmos uma criança em África. Basicamente, um patrocinador doa uma quantia mensal que é directamente fornecida a uma criança em particular escolhida por ele. Esta quantia assegura comida, roupa e estudos à criança. A parte engraçada da coisa, é que é mantido o laço entre o patrocinador e a criança, contactando-se periodicamente por email, e sendo-lhe fornecida informação actualizada sobre o processo.

Esta quantia de que eu estou a falar sao 29 euros por mês. Se calhar é pouco para quem ganha mais de 1000 euros por mês (não é Sónia? =p), mas para um de nós que não pertencemos a esse grupo, é muito...
No entanto, lembrei-me que se estivéssemos interessados em fazer uma coisa destas, podíamos juntarmo-nos todos, e a dividir por muitos, seria pouco... Assim seríamos um grupo a patrocinar uma criança, e era uma cena para nos gabarmos mais tarde aos nossos netos para eles pensarem que somos boas pessoas.
Sinceramente, não acredito que alguém dê o que quer que seja sem querer receber nada em troca. No meu caso, estaria a dar para me sentir melhor comigo próprio, e para que quando a criança crescesse e fosse ganhar as provas de atletismo nos jogos olímpicos, me pagasse tudo a dobrar =)
O que acham da ideia?
Bruno, manda lá a piadinha racista...
Beijinhos e abraços!