quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Os 2 Mega-Enigmas!

Em seguimento ao post anterior, e porque este concurso me tem dado um bocadinho de trabalho, vamos ficar pela primeira data final prevista: o final do ano.

No entanto, após ter visto a Reunião Organizadora e Qualificadora da Uniformidade de Eventos, fiquei inspirado, e tomei a liberdade de dar aos concorrentes da Trivialzice uma hipótese de pontuar "à grande".

Como é que isto vai funcionar?
  • Vão ser colocados no blog 2 Mega-Enigmas.
  • Estes enigmas devem ser desvendados, e entregue a sua solução por mail, até ao final do ano, para o meu endereço indy_turboyd@hotmail.com.
  • A solução não consiste numa simples frase, mas sim numa estratégia para atingir um dado objectivo. Para compreenderem melhor o que se pede, basta verem o primeiro dos dois enigmas que se encontra abaixo.
  • As Trivialzices normais irão continuar, assim como os seus enigmas.
  • Cada Mega-Enigma irá valer 9 pontos.
  • Dúvidas sobre algum dos enigmas -> usem os comentários.
  • Se a Reunião quiser participar, e adicionar-me no msn, também está há vontade.
  • Só mais uma coisa: Nas Trivialzices não vos pedi para não procurarem as soluções na net. Mas aqui peço-vos para serem justos e não tentarem encontrar as soluções para os Mega-Enigmas. Não é só o vosso jogo que deixa de ter valor, mas também o dos outros por a pontuação ficar influenciada, assim como o meu tempo a tratar de tudo isto.
Dito isto, aqui vai o primeiro Mega-Enigma:

O director da prisão encontra-se com 23 novos prisioneiros, condenados a prisão perpétua. Chegando ao pé deles, diz-lhes: "Vou-vos dar uma hipótese de sairem daqui. Podem encontrar-se hoje e planear uma estratégia. Mas depois de hoje, cada um de vocês vai ficar numa cela isolada e não terá qualquer tipo de contacto com os outros... Na prisão há uma sala que contém 2 botões: o botão A e o botão B. Cada um dos botões pode estar na posição "on" ou na posição "off". Ambos estão neste momento na posição "off". Os botões não ligam ou desligam absolutamente nada. Depois de hoje, de vez em quando (sempre que me apetecer), vou seleccionar um prisioneiro ao calhas e levá-lo à sala dos botões. Este prisioneiro irá seleccionar um dos botões e inverter a posição dele. É obrigado a inverter a posição de um qualquer, mas apenas de um. Depois disso, levo-o de volta para a sua cela. Mais ninguém irá entrar na sala dos botões até que eu leve outro prisioneiro lá para fazer o mesmo. Vou escolher o prisioneiro aleatoriamente. Até posso escolher o mesmo três vezes seguidas, o que interessa é que após um certo tempo, todos terão eventualmente visitado a sala. Em qualquer altura, qualquer um de vós pode dizer-me: "todos visitámos a sala". Se for verdade, então todos serão libertados, mas se for mentira, então todos serão fuzilados." Indica uma estratégia que os prisioneiros poderiam usar.

5 comentários:

Anónimo disse...

O que é ou quem é a "Reunião Organizadora e Qualificadora da Uniformidade de Eventos" (R.O.Q.U.E.)???

Unknown disse...

É o som que me inspira :p

disse...

Não percebo nada destes enigmas...

Anónimo disse...

E eu que pensava que fosse um Poder Oculto do Pedro (P.O.P.)
He he he

Anónimo disse...

o cara vai levar dois a cada noite (todas as noites) ou uma noite sim duas nao uma sim uma nao duas sim...