quarta-feira, 22 de novembro de 2006

O segundo Mega-Enigma

10 rapazes viviam numa ilha deserta. Um dia surge um monstro de dentro do mar e grunhe: "Eu sou o monstro Aurora, e quero-vos comer a todos! No entanto, dou uma oportunidade a cada um de vós de se safar:


Amanhã de manhã, vou colocar-vos todos em fila indiana, de forma a que o último rapaz só vê os outros 9, o rapaz seguinte só vê os outros 8, e por aí fora até ao 1º que não vê ninguém.
Depois, vou colocar um chapéu branco ou preto na cabeça de cada um, de forma aleatória. Ninguém saberá a côr do seu chapéu. Os chapéus podem todos ser pretos, todos ser brancos, ou qualquer combinação de uns pretos e outros brancos.
De seguida darei a oportunidade a cada um, começando pelo último (o que vê todos os outros), de adivinhar a côr do seu chapéu. A resposta pode apenas ser "preto" ou "branco". Se a pessoa tiver adivinhado a côr, deixo-a sobreviver e passo ao da frente, se tiver errado, como-a nesse mesmo sítio. Todos os restantes irão ouvir, mas apenas ouvir, quer a "adivinhadice" do amigo, quer o resultado da adivinhadice (ser comido ou não). Um a um vou percorrendo todos até chegar ao primeiro, fazendo o mesmo com ele.
Dou-vos toda a noite para pensarem numa estratégia que garanta o mínimo possível de comidelas, sabendo que:

Se eu suspeitar que qualquer pessoa está a dar informação a outra através de entoação da palavra, ou qualquer outro sinal nem que seja um toque, como-vos a todos! A única resposta possível é um simples "branco" ou "preto". Podem atribuir qualquer valor/significado a cada uma dessas palavras, mas qualquer sinal, fora esse, resultará na comidela em massa!"

2 comentários:

disse...

Yeahiii!!! Fui a pessoa número 3333 no counter. \o/

Unknown disse...

Pessoal, "qualquer outro sinal" inclui o tempo de resposta.