segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Festival do arroz doce em Benfeita 2010

Este domingo fui a Benfeita, uma localidade muito pitoresca que fica perto de Arganil. Fui lá com o intuito de assistir à tentativa dos locais de entrar para o Guiness com o maior arroz doce do mundo... Quer dizer... Fui lá pra comer arroz doce, não fosse essa a minha sobremesa preferida!
O record anterior pertencia aos gregos, e consistia em perto de 300 kilos de arroz doce. Para ultrapassar este valor, os habitantes de Benfeita decidiram estabelecer a fasquia nos 350 kg! Ao final do dia os habitantes de Benfeita entraram no Guiness, conseguindo o feito de confeccionar perto de 450 kg de... leite com moscas!!!


Já antes de chegarmos ao local onde a sobremesa foi confeccionada tínhamos sido avisados por um casal simpático que nos deu indicações: "Aquilo é tudo menos arroz doce, parece água!" - algo que foi confirmado pelo GNR que orientava o trânsito: "Olhe que aquilo correu muito mal... Estavam muitas partes queimadas, e o sabor não ficou nada bom... Deviam ter usado um recipiente mais largo e não tão alto e estreito...".

Apesar de termos ficado um pouco preocupados, tivemos de ver com os próprios olhos, e foi aí que surgiu a gota de água. O sabor até podia não ser o melhor, e a consistência até podia ser fluida, mas o que realmente me fez fugir dali a 7 pés, sem sequer provar o que tinha ido provar, foi a falta de higiene... 


Pelo ar circulavam enxames de moscas e mosquitos (algo natural naquele sítio, pois encontrávamo-nos num vale onde mesmo ao nosso lado corria um pequeno riacho), insectos esses que se deliciaram com as inúmeras travessas dispostas pelas mesas, pelas escadas e pelo chão em volta do largo. Ver algumas já presas (ou a boiar, não percebi bem), numa piscina de leite líquido onde os grãos de arroz preferiam nadar em zonas mais profundas do que à superfície, foi uma imagem que depressa me tirou todo o apetite. Comprei um gelado no quiosque, demos meia volta e voltei pra Coimbra.


Talvez seja eu que sou esquisito ou picuinhas, mas a verdade é que de todas as pessoas que ali se encontravam apenas vi uma a repetir a iguaria, o que me fez acreditar que os pratos e travessas vazias que ali se encontravam (e não eram muitas) tivessem pertencido à primeira rodada de todas, aquela em que o arroz doce teve uma muito breve paragem antes de chegar ao destino.

Foi um fiasco, mas não teria sido fiasco o suficiente para vir aqui contar este episódio de Domingo, não tivesse eu lido hoje esta notícia no Diário As Beiras. Esta publicação, feita por quem só pode nem ter saído de Coimbra nessa tarde, motivou-me a deixar um comentário que até agora não foi aceite. Ultrapassando a ironia de ter sido censurado pela imprensa, decidi vir aqui deixar o meu testemunho, para que quem tenha lido esta aldrabice na edição de hoje possa ter uma visão de quem efectivamente presenciou o evento.

4 comentários:

jacalazans disse...

Eu também por lá passei, e estou a ver que reparou em mim, pois diz que só uma pessoa repetiu, e como eu repeti deve estar a referir-se a mim. Realmente já comi arroz doce mais saboroso, mas temos que ter em conta a quantidade feita que eu não sendo cozinheiro sempre ouvi dizer que quanto maior for a quantidade mais se perde em qualidade. É verdade que estava um pouco aguado e se notava que se "tinha pegado", mas a intenção e o trabalho feito por aqueles habitantes com o intuito de promover e desenvolver a sua terra merece muito do nosso carinho e não serem assim enxovalhados.

disse...

Claro que as pessoas devem dinamizar a imagem da sua terra e os meus parabéns pelo feito conseguido, mas se de facto as regras mínimas de higiene não foram conseguidas no seu total... Digamos que eu também iria comer um gelado e seguia o meu caminho de volta para casa.

Jorge Rodrigues disse...

Pedro, o facto de teres feito cerca de 160km para ires ao concelho de Arganil em busca de arroz doce já é positivo!
O resto vamos esquecer:)
Um abraço

Unknown disse...

Bem, só vi estes comentários mais de 3 meses depois de ter feito esta publicação, mas espero vir a tempo de que a minha resposta seja lida.

Sr jacalazans,

Não me ouviu dizer que só uma pessoa repetiu, o que me ouviu dizer foi que só vi uma pessoa repetir, o que é muito diferente uma vez que estive lá menos de 10 minutos.
Nem por um momento me ouviu criticar a tentativa de dinamização da localidade, algo que é sempre de louvar. O que me ouviu criticar, e aquilo que leu, foi o jornalismo falso que noticiou o evento! Ler no jornal "o sucesso que foi" é mentir descaradamente na cara dos leitores! Se os locais mereciam que fosse um sucesso? Muito provavelmente sim, embora na minha opinião pudessem ter tido em atenção a higiene. Mas o jornalismo não deve ser regido pelo que se merecia que acontecesse...
Pondo de parte a minha opinião, foram vários os locais que se mostraram extremamente desiludidos com o arroz doce, e que as moscas lá estavam, se realmente presenciou o evento, isso nunca poderia contrariar, pois estamos a falar de uma quantidade que já nem se via, sentia-se...