segunda-feira, 13 de abril de 2009

Regresso ao... passado


Vou ser muito sincero, e quando era miúdo, o título deste filme confundia-me.
Então se o protagonista volta atrás no tempo, como é que podiam chamar o filme de "Regresso ao futuro"?! Só algum tempo mais tarde (para aí aos 21) é que entendi que o conflito principal que ele procura resolver é regressar ao tempo em que vivia (o futuro daquele passado). Eu era um puto um bocado estranho...

De qualquer das formas, a comparação que estou a fazer não é totalmente adequada. No filme o Michael J. Fox viaja, tal e qual como se encontra no presente, a uma época em que ainda nem era nascido, enquanto na opção vencedora da votação desta semana, nos referíamos ao regresso à idade que tínhamos há 5 anos atrás.
A semelhança, no entanto, é que em ambas as situações o tempo volta atrás e nós sabemos o que se vai passar nos anos que se seguem.

Gosto de ver o pessoal a comentar as suas opções, dá mais vida ao dilema em causa, e faz-nos pensar melhor no assunto, por muito estúpido que seja.
Por exemplo:
Houve quem apoiasse a ideia de que saber o futuro dos próximos 20 anos iria eliminar o factor surpresa e a incerteza que dá a alegria de viver, quem quisesse mesmo muito corrigir erros que ainda hoje não lhes saem da cabeça, e quem valorizasse muito poder viver mais 5 anos numa idade jovem.
Por outro lado, houve quem constatasse que 20 anos é muito tempo, e que saber o que se iria passar abriria portas a uma infinidade de rumos proveitosos, mantendo a incerteza pelo que poderiam alterar.
Foi o primeiro grupo de votantes que venceu esta eleição, derrotando o segundo por 8-5.

6 comentários:

Anónimo disse...

O dilema desta semana é muito fácil... eu já votei!! :)

Unknown disse...

É... Ao início parece muito fácil viver sozinho no mundo sem ng para nos chatear, mas a solidão a longo prazo deve ser muito interessante!

Por outro lado, com o tempo não aprenderias a lidar e a gostar das pessoas com quem passavas 24 horas por dia?

Anónimo disse...

É preciso aqui referir o ridiculo do 'dilema' desta semana? :)

Unknown disse...

Ao que parece não deixei bem clara a ideia que eu queria transmitir..

A segunda opção não tem as mesmas condições que a primeira, isto é, não estariam 3 pessoas sozinhas no mundo, o mundo continuaria povoado tal como está. Só na primeira opção é que é suposto não existir ninguém além da pessoa que está a votar!

Anónimo disse...

...ou seja, ganhava sempre nestas votações.

Unknown disse...

São opções...