domingo, 25 de março de 2007

O balancé da vida

Nos dias que correm, as coisas é muito diferentes do que foram para nós, elas é mesmo muito diferentes. Os miúdos de hoje não saem à rua, não jogam futebol, não brincam à apanhada, não jogam às escondidas, etc. Os miúdos de hoje querem é ficar a jogar computador fechadinhos em casa, namorar apenas pelo messenger e substituir o riso por um 'lol' em voz alta.
Quando tinha 5 ou 6 aninhos, e morava no bairro Norton de Matos, adorava sair de minha casa e correr até à praceta para brincar nos baloiços. Havia um escorrega grande (de onde caí uma vez e me parti todo), uns cavalitos num arco redondo tipo carrossel, e umas cadeiras de baloiço tradicionais.
Há medida que o tempo passou, crescemos e abandonámo-los, baloiço a baloiço. Começámos pelo escorrega: quer pelo facto de nos sujar as calças, quer pelo facto de ficarmos presos logo ao nos sentarmos (eu sei que tu não, Zé); e passámos aos cavalinhos: ao ficarmos mais pesadinhos aquela treta encostava-se logo ao chão...
No entanto, as cadeiras de baloiço ainda hoje se mantêm na nossa vida. É complicado passarmos por uma e não dar uma pequena corrida, para nos apoderarmos antes que alguém a roube. Aquela alegria de, com um simples e pequeno balanço, ultrapassarmos todos os outros, de os ver bem de cima, sabendo que apesar de estarmos condenados a uma descida, ela nos leva a uma nova subida...
Olhem... Nem sei... Faz-me lembrar o balancé da vida...

10 comentários:

Brunito disse...

Um post 5 estrelas

*****

(contudo a foto está um bocado gay)

J. disse...

ohhhhhhhhhhhhh tá tão fofo! amei mesmo!

é bom qd essas amizades de infância e conseguem manter e qd s cresce junto, vocês são um grupo dmais mesmo...

Rito disse...

Obrigado Pedro pelo post que muito provavelmente poucas pessoas vão perceber! O texto está fantástico, a analogia divinal! Estiveste muito bem! Apenas concordo com o Bruno que a foto é muito má..

E tudo isto porquê? Porque o Bruno não tinha estofo para aquele cargo...era demais para ele, mas não quero por isso deixar de lhe agradecer! Obrigado Bruno! Por causa dessa tua atitude, voltei ao meu primeiro cargo, àquele que sempre me esteve destinado!
Sim.. é verdade... voltei a ser o Presidente!!!

Brunito disse...

Não sei porque mas também me cheira que não irá ser por muito tempo, assim tu o queiras.

T. disse...

oooh que post tao fofinhuuuuuu

=P

vcs deviam tds era malhar do balouço por n virem ao lançamento! =P

ms prt eu perdoo.

grd texto pedro!!é beeeem! xD

Anónimo disse...

Ja numa extremidade do bairro, morava eu (e ainda moro) e deslocava-me de proposito, na minha veloz bicicleta que neste momento está na terra dos meus pais, à qual chamo zebra (pois espetei-lhe tiras adesivas de x em x espaço, agarrei num spray e pintei-a, e ficou às riscas pretas e brancas :D, e ia para o centro de saude do BNM jogar futebol com a miudage de lá, assim como atrás do meu predio, antes de haver o parque, mais conhecido por skatepark, havia um campo de terra (com linhas marcadas a cinzas de árvores queimadas) no qual jogavamos o mitico futebol, onde no inicio escolhiamos os 2 "melhores" pra fazer equipa. Como era bom a sensação de nao ser o ultimo a ser escolhido. Se era o penultimo, ja era bom! A seguir vinha aquela frase... "ultimos a ir à baliza!" e aí jogavamos nos, esfarrapavamos uns joelhos e etc, mas era bom... era saudavel, e todos os dias depois das aulas se os pais nos deixassem, lá iamos nós. Não havia telemoveis. A malta simplesmente ia, e lá nos encontravamos. Já era eu mais crescido, e aida jogava às escondidas. Ainda hoje gostaria de jogar! (Organizem um torneio de escondidas! ehehhe!).
Mas pronto... obrigado por este momento.
Desculpem vir pro vosso blog escrever estas coisas, ainda por cima sou meio "emplastro" aqui, mas gosto dos vossos posts... têm muito a ver com a minha forma de pensar e de estar. Posso dizer que tive uma boa infância, e tenho pena que hoje em dia nao saibam o que isso é. Tempos de outrora..

Abraços

David Carvalho

Anónimo disse...

Só para acrescentar, na tentativa de melhorar as marcações do nosso "estádio" em terra batida e pedras, fomos aos predios onde é agora o cafe reis e o rei dos frangos, roubar um saco de cal. Eram 2 no inicio da rua, outros 2 na outra ponta, e 2 a acartar o saco. No meio disto um espeta um prego no pé, e foi a minha maezinha que lhe fez o curativo, eheheh!

Unknown disse...

LOL David acabei por nao saber se és o David de informatica ou nao!

Anónimo disse...

sim... sou esse mesmo ;)

Anónimo disse...

Eh pah! Esta foto é um bocado gay...